.

sábado, 9 de novembro de 2013

Pranayama (expansão da energia vital)

Sobre o Pranayama (técnicas de respiração para expansão da energia vital)

A palavra pranayama é composta por duas raízes: prana e ayama. Prana significa ‘energia vital’. É a força ou energia que está presente em todas as coisas.O pranayama utiliza a respiração para influenciar ofluxo de prana nas nadis ou canais energéticos do pranamaya kosha ou corpo energético.

A palavra ayama define-se como ‘expansão’ ou ‘extensão’. As técnicas de pranayama providenciam o caminho para que a força vital possa ser activada e regulada de modo a que o praticante atinja um estado mais elevado de energia vibratória.
Pranayamas são então, exercícios de respiração com o objetivo de conduzir e expandir essa mesma energia vital- prana - que permeia todas as coisas, que cria um corpo saudável, aquieta a mente e traz equilíbrio nas nossas emoções.
A respiração é vista como um dos membros de muita importância numa filosofia tão extensa como o Yoga. Respiramos automaticamente, sem consciência da forma como respiramos.
Os pranayamas auxiliam-nos a tomar consciência e a aprender sobre o nosso corpo e aparelho respiratório, tendo cada exercício uma função específica e benefícios próprios.

“Como as folhas que arejam a árvore e fornecem nutrientes para que seu crescimento seja saudável, também o pranayama alimenta e areja as células, os nervos, os órgãos, a inteligência e a consciência do sistema humano. Quando estamos realizando um àsana- (postura física), só podemos entender plenamente o corpo se sincronizarmos a respiração com o movimento. Prana é energia. Ayama é criação, distribuição e manutenção. Pranayama é a ciência da respiração, que leva à criação, distribuição e manutenção da energia vital.”
BKS Iyengar

“Quando a respiração é irregular, a mente oscila; quando a respiração se vai, a vida também se vai, portanto, o controle da respiração prolonga a vida.”
Hatha Yoga Pradipika

Fonte: Hugo Abecassis

0 comentários:

Postar um comentário